Kot_Review-mercadológico

2021 – Review mercadológico

Introdução

O ano de 2021 foi marcado por diversos obstáculos e desafios que colocaram à prova a capacidade administrativa de empresas de todos os setores. Com o início da vacinação contra o COVID-19, a expectativa era de ocorrer uma retornada rápida à normalidade, porém diversos reveses ao longo do ano comprometeram o desempenho da economia global e do Brasil.

Apesar dessa expectativa positiva ter avançado os índices de confiança do empresário e consumidores, meses de fluxo reduzido de mercadorias tornaram as cadeias produtivas carentes de insumos, e defasadas da demanda crescente.

Com isso, a Crise dos Containers foi iniciada, resultando em uma escassez de meios para transporte marítimo de cargas, o que levou a aumento de preços e atrasos. Neste contexto, o Canal de Suez ainda foi bloqueado pelo encalhe de um navio cargueiro que obstruiu ainda mais o comércio internacional [1] [2] [3].

Somado à fragilização da logística de transporte internacional, a carência de semicondutores no mercado marcou profundamente o ano de 2021. Componentes fundamentais para chips, a escassez desses insumos impactou negativamente a cadeia produtiva de mercadorias que carregam tecnologia eletrônica, como computadores e sensores. Inevitavelmente, o desempenho industrial foi estrangulado, limitando o ritmo de recuperação da economia [4].

Mesmo diante deste cenário conturbado, a Kot concluiu o ano de 2021 com casos de sucesso e superação. A equipe de profissionais competentes, auxiliada por softwares e equipamentos avançados, possibilitou a apresentação de diversas soluções de engenharia para seus clientes, apesar de todos os obstáculos enfrentados.

Dentre os fornecimentos realizados, alguns destacaram-se como atividades de grande relevância e engenhosidade. Uma breve recapitulação da empresa sobre o ano será realizada a seguir.

CARE

Ao longo do ano, a aplicação contínua da metodologia CARE – Controle de Ativo para a Revitalização Estrutural – foi continuamente realizada para clientes da Kot, promovendo segurança e economia para operações em setores de mineração, metalurgia, logística, energia e diversos outros ramos industriais. 

Baseado no conceito de gerenciamento de risco da ISO-31000, o método aumenta a confiabilidade da integridade estrutural por meio de sua aplicação.

A implantação do CARE, em suma, é dada em seis etapas:

  • Inicia-se o desenvolvimento com a auditoria das práticas de manutenção existentes, seguido pela inspeção dos ativos;
  • Realiza-se também a verificação computacional das estruturas metálicas, civis e mistas, assim como de componentes mecânicos;
  • Se necessário, o monitoramento por meio de instrumentação, por acelerometria ou extensometria, pode ser feito para verificar o comportamento do ativo em operação;
  • Quando detectadas não conformidades, soluções adequadas são propostas e feito acompanhamento da implantação a fim de possibilitar a execução adequada.

Identificação e proposições de soluções para problemas

Em 2021 foi realizado um estudo extenso em um sistema de transportadores de correia a fim de identificar as causas para diversos problemas crônicos que afetavam os equipamentos.

Dentre essas não conformidades identificadas, algumas são destacadas: a queda excessiva de material sólido, emissão fugitiva de particulados em chutes de transferência, o acúmulo de material sobre o piso da planta e o elevado número de intervenções de manutenção requeridos.

A fim de auxiliar seu cliente, a Kot realizou levantamentos de campo, análises dos projetos e avaliação dos dados de manutenção para elaboração de um relatório de diagnóstico considerando proposição de adequações e melhorias.

Desenvolvimento de tecnologias

Para uma das atividades a serem desenvolvidas em 2021, foi necessária a fixação de um sistema de aquisição de dados em um eixo rotativo para coleta de dados de deformação, por meio da extensometria. No entanto, os instrumentos convencionais disponíveis no mercado não eram aplicáveis devido às limitações de tamanho e alimentação elétrica requeridas.

Diante das circunstâncias, a Kot desenvolveu um sistema eletrônico compacto, de mesma precisão e com custo 25% menor quando comparado a sistemas tradicionais de aquisição de dados. Para que o equipamento atendesse as condições dimensionais, foi necessário empregar uma bateria reduzida que garantia 36 horas de funcionamento contínuo. Após testes, o sistema foi instalado e medições foram realizadas com grande sucesso, atendendo perfeitamente à demanda.

Análises fora da caixa

Uma das bases da política de qualidade é a satisfação dos clientes diante suas necessidades e expectativas. Tendo isso em vista, muitas vezes é necessário pensar fora da caixa para realizar as análises incomuns. Um desses trabalhos foi a avaliação dos vidros de uma máquina.

A Kot concluiu um estudo de integridade de vidros de uma cabine de escavadeira utilizada para realizar operações de manuseio de granéis sólidos de origem vegetal. O objetivo da análise era determinar a espessura mínima dos painéis de vidro em cenários de queda de material sobre a cabine do equipamento, a fim de aumentar a segurança operacional do condutor dentro do habitáculo da máquina.

Foram elaborados modelos em elementos finitos para os painéis dianteiros, laterais e traseiros e simuladas diferentes condições de queda do material, contemplando também o soterramento total da cabine.

A Figura 1 mostra o resultado da verificação de resistência do vidro lateral sob a condição de avalanche de material.

Kot_Deformação-plástica-devido-a-avalanche-de-material
Figura 1: Vidro lateral – Deformação plástica devido a avalanche de material

Com a conclusão das análises, foi identificado que os vidros utilizados não estavam adequados para a operação, pois não suportariam as solicitações provenientes de uma eventual queda de material.

Atendendo às necessidades do cliente, a Kot recomendou a substituição dos painéis por outros compatíveis com os requerimentos.

Investimento em tecnologia

Com interesse em desenvolver soluções ainda mais precisas e rápidas, a Kot investe continuamente em novos equipamentos e tecnologias. Ainda em 2020, adquiriu uma câmera de alta resolução e velocidade para realização de análise de vibrações utilizando tratamento de imagem. O ano de 2021 foi marcado pela frequente utilização do equipamento para as mais diversas medições. A Figura 2 mostra um desses trabalhos para medir as vibrações atuantes em um conjunto de acionamento de uma recuperadora de roda de caçambas. 

A Figura 3 exibe o software utilizado em conjunto com a câmera

Kot_Coleta-de-dados-de-vibração
Figura 2: Coleta de dados de vibração
Kot_Software-para-análise-de-vibrações-utilizando-tratamento-de-imagem
Figura 3: Software para análise de vibrações utilizando tratamento de imagem

Diferentemente do método tradicional que utiliza acelerômetros, a nova técnica permite realizar medições precisas e sem fixação de sensores. Por ser realizada a metros de distância, é de fácil implementação e independe das condições da superfície do ativo.

Como exemplo, um equipamento que opera a altas temperaturas inviabilizaria a instalação de instrumentos de medição, no entanto, por meio desta técnica, a coleta de dados torna-se simples e rápida.

Outra vantagem de destaque é a possibilidade de avaliar múltiplos pontos de vibração com uma única medição, sem necessidade de múltiplos sistemas de aquisição.

Conclusão

Adversidades e inseguranças marcaram o ano de 2021 e testaram a capacidade adaptativa de diversas empresas, incluindo a da Kot e de seus clientes. A execução de práticas já consolidadas pela cultura da empresa em conjunto com inovações tecnológicas permitiu o desenvolvimento de soluções técnicas efetivas e econômicas, auxiliando na superação de um período repleto de desafios.

A Kot continua trabalhando a fim de manter o histórico de sucesso e satisfação mesmo em períodos de dificuldade. Consulte a equipe de especialistas para avaliar suas necessidades!

Siga também nossas páginas no LinkedIn, Facebook e Instagram para continuar acompanhando nossos conteúdos.

Referências:

[1] Boletim Macro da FGV IBRE. Desafios para a retomada da economia – nº 122, Agosto 2021.

[2] CNN Brasil. Inflação, Evergrande, energia: relembre as crises da economia global em 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/inflacao-evergrande-energia-relembre-as-crises-da-economia-global-em-2021. Acesso em: 13 de mar. 2022.

[3] G1. Crise no mar: entenda a escassez de contêineres que afeta produtores do mundo todo. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/09/09/crise-no-mar-entenda-a-escassez-de-conteineres-que-afeta-produtores-do-mundo-todo.ghtml. Acesso em: 13 de mar. 2022.

[4] BBC News. Why is there a chip shortage?. Disponível em: https://www.bbc.com/news/business-58230388. Acesso em: 13 de mar. 2022.

Equipe Kot Engenharia

Com mais de 30 anos de história e diversos serviços prestados com excelência no mercado nacional e internacional, a empresa promove a integridade dos ativos dos seus clientes e colabora nas soluções dos desafios de Engenharia. Para essa integridade, utiliza ferramentas para o cálculo, inspeção, instrumentação e monitoramento de estruturas e equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *