ANÁLISE FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD)

A análise fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics – CFD) é realizada a partir de um conjunto de métodos numéricos computacionais que permitem a simulação de escoamentos de fluidos. Esse fenômeno é descrito pelas equações de Navier-Stokes que, exceto para escoamentos muito simples, não podem ser resolvidas de modo analítico. O CFD assume, então, posto de destaque na resolução desses problemas, reduzindo a necessidade de prototipagem e testes em escala, como, por exemplo, em túneis de vento.

Os softwares mais comuns para essas simulações são o Ansys Fluent, Ansys AIM e FloEFD, que permitem a obtenção, por exemplo, do fluxo de velocidades, distribuição de temperatura e pressão de um fluido. A partir disso, a KOT já desenvolveu soluções para otimização de geometrias para escoamentos internos, otimização aerodinâmica de perfis, simulação de escoamentos em condutos livres, quantificação de perda de calor de equipamentos, distribuição de calor em fornos de convecção, entre outras.

Além disso, a fluidodinâmica computacional é utilizada, caso necessário, como auxiliar em outros serviços executados pela empresa, como na análise de forças aerodinâmicas e hidrodinâmicas atuantes sobre as estruturas analisadas pela KOT. Este método é chamado de Fluid-structure Interaction (FSI).


QUAL SUA NECESSIDADE EM CFD? PODEMOS AJUDAR.