A necessidade de Certificação de Qualidade de Projetos (CQP)

Tempo de leitura: 3 minutos

Introdução

Há muito tempo o mundo vem apresentando um grande crescimento populacional. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, ONU, em 1950 a população mundial girava em torno de 2,6 bilhões de pessoas e em 1987 esse número já somava um aumento de 100%, alcançando a marca de mais de 5 bilhões de indivíduos [1]. Atualmente, a taxa de crescimento populacional no mundo não chega a 1,2% ao ano e essa taxa está decaindo com o passar do tempo [2], porém a Terra já ultrapassou a marca de 7,8 bilhões de habitantes.

Com esse aumento explosivo da população mundial, as demandas de todos os aspectos também foram impactadas e apresentaram uma grande alta. Para suprir as necessidades provenientes dessa alta, os engenheiros de todo o mundo foram obrigados a dar passos cada vez maiores e otimizar todos os processos, as máquinas, os materiais e as estruturas existentes e desenvolver novas metodologias e tecnologias.

Quando o contexto abordado é a construção de estruturas, sejam elas habitacionais, laborais ou de infraestrutura, o avanço nos últimos anos é imensurável. Com o passar do tempo esses conhecimentos foram amplamente propagados desde a concepção, passando pelo cálculo, análise, tecnologias de materiais, até as técnicas construtivas. [3]

Contudo, existem consequências negativas para essa evolução, uma vez que ela implicou o aumento dos riscos assumidos. Apesar de existirem normas regulamentadoras, erros podem acontecer resultando em degradação precoce e apresentação de patologias nas estruturas ou até mesmo acidentes fatais. [3] A KOT atua na verificação de projetos realizados por outras empresas para certificar a qualidade desses. Confira neste texto um pouco sobre a CQP!

A Certificação de Qualidade de Projetos – CQP

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, define “A avaliação da conformidade do projeto deve ser realizada por profissional habilitado, independente e diferente do projetista, requerida e contratada pelo contratante, e registrada em documento específico, que acompanhará a documentação do projeto…”, tornando obrigatória a realização da avaliação da conformidade de projetos em concreto. Visando atender à exigência da NBR e visto a complexidade envolvida na elaboração de projetos de construção de estruturas metálicas ou de concreto, a KOT atua na Certificação de Qualidade de Projetos, ou mais conhecido como CQP.

O escopo desse serviço pode variar bastante conforme a necessidade do cliente e seu objeto de estudo final, porém, de forma geral, as etapas desenvolvidas pela empresa durante a CQP estão listadas abaixo para estruturas metálicas, fundações e estruturas de concreto armado.

  • Entendimento do projeto, a fim de garantir sua correta verificação, para evitar problemas durante a fase de obra;
  • Avaliar as memórias de cálculo do projeto e premissas adotadas;
  • Realização de simulações estruturais para conferência dos projetos;
  • Revisão e validação de desenhos técnicos;
  • Análise da sequência de montagem das estruturas;
  • Acompanhamento e/ou indicação para as atividades de fabricação, montagem, desmontagem e manutenção de estruturas conforme normas regulamentadoras.

Após a realização dessas etapas podem ser sugeridas propostas de melhoria ou correção de pontos de não conformidade encontrados nas verificações. 

Acidentes com estruturas normalmente apresentam grandes consequências, sendo elas grandes prejuízos financeiros, ambientais e humanitários. Casos como queda de pontes e viadutos podem gerar mortes, riscos ambientais e prejuízos na ordem de milhões de reais. Tudo isso pode ser evitado ao realizar a certificação de qualidade de projeto.

Conclusão

A leitura deste texto evidencia a necessidade crescente de estruturas para atendimento de demandas populacionais que aumentaram exponencialmente nas últimas décadas, sejam elas habitacionais, laborais ou de infraestrutura (como pontes, viadutos e passarelas). Além disso, para atingir os requisitos previstos em normas, é importante que os projetos passem pelo processo de certificação, para que ele seja adequado aos requisitos previstos em norma e assim, evitar erros e não conformidade que eventualmente podem resultar em acidentes.

A realização da CQP apresenta vantagem financeira relevante quando comparado com possíveis impactos associados aos erros de projetos. O investimento na Certificação de Qualidade de Projeto representa o reforço das preocupações sustentáveis do negócio, reforçando o compromisso social, ambiental e financeiro. 

A equipe da KOT conta com engenheiros civis e mecânicos habilitados para realizar as certificações de qualidade do seu projeto, em ativos como pontes rodoviárias, pontes ferroviárias e viadutos. A empresa tem a missão de desenvolver soluções de engenharia com excelência e possui o know-how para avaliar sua demanda.

Entre em contato com a equipe para maiores informações e cotações!

Entre em contato com o time de especialistas da KOT!

Equipe KOT Engenharia

Com mais de 28 anos de história e diversos serviços prestados com excelência no mercado nacional e internacional, a empresa promove a integridade dos ativos dos seus clientes e colabora nas soluções dos desafios de Engenharia. Para essa integridade, utiliza ferramentas para o cálculo, inspeção, instrumentação e monitoramento de estruturas e equipamentos.

Referências:

Créditos imagem de capa: https://unsplash.com/photos/5fNmWej4tAA

[1] A população mundial está aumentando: dobrou em meio século. O Tempo, 07 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/a-populacao-mundial-esta-disparando-dobrou-em-meio-seculo.html

[2] Crescimento populacional. Brasil Escola, [S.I]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-crescimento-populacional-no-mundo.htm

[3] CMS, Vicente e R Thomaz, “Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto” [S.I]. PNI, 1998.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *