MEDIÇÕES EXPERIMENTAIS

A medição de dados experimentais, em conjunto com as análises numéricas, permite a validação de modelos computacionais. Dessa maneira, os resultados podem ser extrapolados com boa precisão para simular outras condições de funcionamento.

A KOT Engenharia possui equipamentos de alta tecnologia para a aquisição de dados em campo. Diversas grandezas físicas podem ser mensuradas, como força, deslocamento, aceleração e velocidade.

Na extensometria, por exemplo, são usados strain gauges (extensômetros), equipamentos para medição de deformação em estruturas metálicas. A partir do tratamento e pós-processamento dos dados de deformação, as tensões atuantes na estrutura podem ser determinadas, permitindo avaliar os níveis de carregamento a que o equipamento está submetido.

Já na acelerometria são utilizados acelerômetros, os quais permitem a avaliação das características dinâmicas do equipamento, que podem ser visualizados no domínio do tempo ou da frequência.

Pode-se, inclusive, efetuar medições em eixos rotativos ou outros equipamentos onde sistemas de medição convencionais são inviáveis, utilizando a tecnologia de sensores sem fio (wireless).


QUAL SUA NECESSIDADE EM MEDIÇÕES EXPERIMENTAIS? PODEMOS AJUDAR.