Kot Engenharia

Análise Não Linear

A análise não linear é necessária quando a deformação da estrutura altera a direção da carga aplicada, o que acontece quando os deslocamentos provocados são grandes.

A análise do transporte de materiais ou mercadorias em um porto, por exemplo, permite a identificação dos possíveis gargalos do sistema antes mesmo do início de operação. A interação entre os diversos equipamentos não é trivial, e envolve as distribuições estatísticas da disponibilidade dos equipamentos, das condições atmosféricas e marítimas (swell), além de outras condições operacionais.

O uso de softwares como o Plant Simulation permite a otimização do projeto, com uma maior eficiência de planejamento, otimização de layout e seleção de equipamentos. É possível, ainda, fazer uma adequação da operação, com maximização da produção, e reduzir custos de manutenção.

A ferramenta encontra utilização na avaliação de todo o processo produtivo, abrangendo desde complexos industriais completos até uma única etapa ou estação do sistema, com um nível de detalhamento tão grande quanto necessário, ou conforme a disponibilidade dos dados.

Comparação entre estrutura original e estrutura reforçada da KOT

CASE

ANÁLISE NÃO LINEAR DE CRASH

A realização de um estudo verificando o nível de segurança da cabine de um modelo de caminhão requereu a modelagem da estrutura dessa cabine e a aplicação de cargas de impacto, conforme norma.
O objetivo do estudo era aumentar o nível de segurança da cabine do caminhão, oferecendo maior proteção ao operador. O modelo em 3D foi elaborado e simulações foram feitas de forma a reproduzir os testes de certificação da cabine executados pelo fabricante (crash tests). Os carregamentos, determinados conforme norma, foram aplicados utilizando-se software de análise não linear.

Comparação entre estrutura original e estrutura reforçada da KOT

Comparação entre o teste real do impacto do pêndulo frontal com a cabine do caminhão e o teste realizado no software LS-DYNA

Deformação plástica ocorrida na longarina inferior e fundo da cabine após o choque do pêndulo traseiro

De forma a maximizar a segurança do operador, foi desenvolvida uma estrutura ROPS (Roll Over Protective Structure). Buscou-se desenvolver uma estrutura tubular que possuísse um número reduzido de componentes para que ela pudesse ser leve, de fabricação simplificada e de fácil montagem na cabine existente.

Estrutura conceitual ROPS

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