PROFUNDIDADE DA FRENTE DE CARBONATAÇÃO
A carbonatação do concreto é resultado da ação do gás carbônico (CO2) atmosférico sobre o cimento hidratado. Entre outros fatores, esse fenômeno culmina na redução do pH do concreto para valores inferiores a 9, concentração hidrogeniônica a partir da qual torna-se possível o início da corrosão das barras de reforço da estrutura, também conhecida como despassivação.
Em vista dessa discussão, o conhecimento da profundidade da frente de carbonatação torna-se interessante pois o conjunto normativo aplicável entende por vida útil o período de tempo durante em que a estrutura mantém determinadas características e não requer intervenções significativas.
Sendo um dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura, a despassivação por carbonatação das armaduras é indesejada e de difícil recuperação.
Em suma, o conhecimento da profundidade da frente de carbonatação na estrutura torna-se relevante uma vez que a despassivação por carbonatação das armaduras indica uma das referências de vida útil da estrutura de concreto.
Saiba mais sobre profundidade da frente de carbonatação em: