Acelerometria
A acelerometria é uma técnica de instrumentação utilizada para a obtenção de acelerações e vibrações atuantes em ativos, dados essenciais para o planejamento e definição de ações operacionais, como manutenções preditivas e preventivas e, em situações críticas, até corretivas. Esse conjunto de ações visa assegurar a integridade estrutural de equipamentos e estruturas, sendo de extrema importância a execução de forma assertiva deste levantamento de dados e das avaliações subsequentes.
Por meio do método dos elementos finitos (MEF) é possível simular o comportamento desses ativos quando submetidos a essas acelerações e vibrações, já que mesmo que uma estrutura seja aprovada estaticamente, o comportamento dinâmico pode vir a ocasionar eventuais colapsos em função da frequência de vibração de equipamentos oscilatórios. Com isso, alguns equipamentos são capazes de mensurar dados vibracionais e obter essas frequências, e a acelerometria é um deles.
O QUE É O ACELERÔMETRO?
Trata-se de um sensor eletrônico que pode ser fixado na superfície de um objeto do qual se deseja coletar dados de aceleração e vibração, possibilitando a determinação da posição do corpo no espaço em função do tempo. É possível visualizar a seguir um desses sensores.
Esses sensores são instalados em pontos estratégicos do equipamento ou estrutura, conectados a um sistema de aquisição de dados que realiza o registro eletrônico dos dados. Para a definição desses pontos é realizado um estudo preliminar, que mapeia os pontos mais suscetíveis a variações dos valores de aceleração e vibração. Após a coleta, é realizado um tratamento computacional para refinamento dos valores obtidos, que podem ser inseridos no modelo computacional para realizar a verificação estrutural.
APLICAÇÕES DA ACELEROMETRIA
A instrumentação por acelerometria é amplamente empregada em ativos industriais para a medição e monitoramento de vibrações, dados que podem ser coletados tanto de forma pontual, em intervalos específicos, quanto de forma contínua. Devido às características dos equipamentos, é comum a utilização da técnica em equipamentos vibratórios como peneiras e britadores, assim como nos prédios e estruturas que comportam esses ativos.
Com isso, é fundamental a realização das análises dinâmicas aplicáveis, já que caso a frequência de operação de uma máquina seja igual à sua frequência natural ocorrerá o fenômeno de ressonância, que amplifica essas vibrações e pode vir a ocasionar falhas prematuras. A Kot possui vasta experiência em análises dessa natureza, com capacidade para avaliar diferentes condições e cenários de estudo nos mais diversos equipamentos oscilatórios.
Preencha as suas informações que em breve nosso time entrará em contato com você!
Desenvolvemos soluções de engenharia com excelência, impulsionando os resultados de nossos clientes e inspirando nossos colaboradores a alcançarem seu máximo potencial.