ANÁLISE DE VIBRAÇÕES E DINÂMICA DE ESTRUTURAS

A disciplina de vibrações e dinâmica de estruturas abrange o estudo e análise de estruturas submetidas a carregamentos cíclicos, em frequências próximas aos modos naturais da estrutura, devido à possibilidade de apresentarem elevadas amplitudes de vibração.

O risco operacional reside no fato de que as cargas dinâmicas provenientes dessas vibrações podem ser significativas, gerando solicitações à estrutura acima do previsto no cálculo estático, acelerando o processo de degradação da estrutura, ou até mesmo chegando ao colapso.

Exemplos de estruturas nas quais as cargas dinâmicas são significativas, como torres e prédios altos, submetidas a cargas provenientes da ação do vento, são comumente objetos de estudo desta análise. Os cálculos que a KOT Engenharia desenvolve envolvendo dinâmica de estruturas abrangem extração modal, vibração forçada, análise harmônica, análise espectral e superposição modal.

TÉCNICA ODS

Uma das formas de obter dados para a análise dinâmica de uma estrutura é por meio da técnica ODS (Operational Deflection Shape). Ela pode ser realizada com o uso de uma câmera própria em que cada pixel é convertido em um sensor de movimento e milhões de medições são obtidas. Assim, movimentos invisíveis a olho nu são convertidos a um nível visível e é realizado o tratamento matemático para o fenômeno. Os resultados são relacionados à simulação computacional para obter as análises e conclusões sobre as solicitações dinâmicas durante operação do equipamento.

Saiba mais sobre Análise de Vibrações e Dinâmicas de Estruturas em:


QUAL SUA NECESSIDADE EM VIBRAÇÕES E DINÂMICA DE ESTRUTURAS? PODEMOS AJUDAR.