ANÁLISE NÃO LINEAR

A análise não linear é necessária quando a deformação da estrutura altera a direção da carga aplicada, o que acontece quando os deslocamentos provocados são grandes. Uma situação em que esse estudo é aplicado é na simulação de crash, em que é verificada a adequação de cabine de caminhões, escavadeiras, entre outros equipamentos para resistir a uma eventual situação de capotamento. Isso minimiza a ocorrência de acidentes graves envolvendo caminhões ou outros veículos em atividades na indústria, que podem causar ferimentos e até a morte dos operadores. 

Além disso, com os resultados obtidos, são elaborados os projetos de estrutura ROPS (Roll Over Protective Structure) e FOPS (Falling Objects Protective Structure) conforme determinações por normas, visando aumentar a resistência da estrutura e a segurança dos operadores para uma eventual situação de capotamento do veículo ou quedas de objetos, troncos e pedras.

Por meio de softwares como Nastran e LS-Dyna, a análise não linear também é utilizada em situações de simulação complexa, como análise de avalanche de material em alimentadores, de viradores de correia, de flexibilidade/acamamento da correia nos roletes, de modos de colapso de estruturas, de causas de acidente em equipamentos e de impacto (como partículas sólidas) de várias formas.

Comparação entre estrutura original e estrutura reforçada da KOT

CASE

ANÁLISE NÃO LINEAR DE CRASH

A realização de um estudo verificando o nível de segurança da cabine de um modelo de caminhão requereu a modelagem da estrutura dessa cabine e a aplicação de cargas de impacto, conforme norma.

O objetivo do estudo era aumentar o nível de segurança da cabine do caminhão, oferecendo maior proteção ao operador. O modelo em 3D foi elaborado e simulações foram feitas de forma a reproduzir os testes de certificação da cabine executados pelo fabricante (crash tests). Os carregamentos, determinados conforme norma, foram aplicados utilizando-se software de análise não linear.

Modelo em elementos finitos da cabine do caminhão no LS-DYNA
Comparação entre o teste real do impacto do pêndulo frontal com a cabine do caminhão e o teste realizado no software LS-DYNA
Deformação plástica ocorrida na longarina inferior e fundo da cabine após o choque do pêndulo traseiro

De forma a maximizar a segurança do operador, foi desenvolvida uma estrutura ROPS (Roll Over Protective Structure). Buscou-se desenvolver uma estrutura tubular que possuísse um número reduzido de componentes para que ela pudesse ser leve, de fabricação simplificada e de fácil montagem na cabine existente.

Estrutura conceitual ROPS

QUAL SUA NECESSIDADE EM SIMULAÇÃO DE CRASH? PODEMOS AJUDAR.