MÁQUINAS DE MANUSEIO DE GRANÉIS
A Kot Engenharia possui grande experiência em soluções voltadas para equipamentos de manuseio de granéis, como empilhadeiras, recuperadoras, transportadores de correia, silos e casas de transferência. O cálculo desses equipamentos é feito seguindo as especificações da norma ISO-5049, utilizando os softwares Procal3D (desenvolvido pela Kot), Nastran e Ansys. As análises elaboradas englobam várias verificações, como:
- Verificações do sistema de acionamento de translação;
- Acionamento do giro;
- Verificação de rolamento e truques de giro;
- Balanceamento do equipamento;
- Cálculo do transportador da lança;
- Cálculo das pressões no cilindro de elevação;
- Cálculo de choque contra a pilha;
- Cálculo de corte da pilha (para máquinas com rodas de caçamba).
A Kot também atua em modificações visando aumento de capacidade produtiva e análises de possíveis falhas desses equipamentos.
TRANSPORTADORES DE CORREIA
O cálculo de transportadores de correia envolve diversos aspectos, tanto relativos à parte estrutural quanto à parte mecânica.
As cargas provenientes do sistema de acionamento são calculadas utilizando ferramentas nativas e ferramentas comerciais como o Software Australiano HELIX, que utiliza as normas ISO-5048 e CEMA. Este software permite a obtenção dos Time-histories para diversas condições de partida e parada do transportador, permitindo a verificação do sistema mecânico de acionamento incluindo motores, redutores, acoplamentos, tambores, roletes e eixos.
A sincronização de equipamentos em sistemas envolvendo diversos transportadores pode ser feita de forma precisa com o HELIX Delta T. Já o cálculo estrutural de transportadores pode ser feito com o software Procal3D, Nastran ou Ansys.
EMPURRADORES E VIRADORES DE VAGÕES
Os serviços voltados a empurradores e viradores de vagões abrangem principalmente o repotenciamento e análise desses ativos.
No caso dos empurradores de vagões, as cargas dinâmicas são significativas para o seu correto dimensionamento. Com o objetivo de facilitar a determinação dessas cargas, bem como analisar de forma eficiente o equipamento, a Kot desenvolveu um software específico para simulação dinâmica. Este software considera as folgas dos engates, amortecedores dos engates, rigidez do vagão, resultando em uma boa correlação do modelo com os resultados experimentais.
Já os viradores de vagões são equipamentos responsáveis pelo descarregamento do material a granel transportado em composições ferroviárias. A análise desses equipamentos é realizada conforme os critérios das normas ISO 5049-1 e FEM Section II, sendo avaliados aspectos relacionados tanto à estrutura do equipamento quanto à potência necessária para o movimento de rolagem do virador de vagões.
SILOS
Silos são estruturas destinadas ao armazenamento de material a granel, normalmente revestidos internamente com chapas de desgaste para proteção do costado. As verificações realizadas se baseiam nos critérios de normas internacionais, tais como BS EN 1991-4/2006 e AS-3774/1996. A instabilidade global da estrutura também deve ser verificada, principalmente sob atuação de cargas de vento e quando há a possibilidade de ocorrência de vácuo ou pressões negativas no interior do silo.
Saiba mais sobre Máquinas de Manuseio de Granéis em: