ANÁLISE DE ESTRUTURAS CIVIS

A KOT Engenharia realiza análises estruturais, dimensionamento e detalhamento de estruturas civis. Tal segmento inclui bases de equipamentos, fundações superficiais e profundas, bem como prédios e OAEs (Obras de Arte Especiais), como pontes e viadutos.

A verificação, otimização e adequação das estruturas é realizada em consonância com as normas vigentes nacionais e internacionais. Além das tradicionais análises estáticas, a KOT possui grande expertise em dinâmica de estruturas de concreto, como bases de equipamentos rotativos e pontes homogêneas ou mistas (em concreto armado e aço). Também são verificados os níveis de estabilidade e de resistência mecânica, incluindo análises de ligações e de flexibilidade, como no lançamento de pontes.

No que tange ao projeto de pontes (sejam estruturas de concreto, aço ou mistas), a otimização estrutural visando redução de peso resulta em menores custos de implantação da obra. As solicitações estruturais que implicam em variações de carga significativas, com impacto no cálculo de fadiga, são detalhadamente avaliadas, permitindo estimar a vida útil da estrutura. As vigas de alma cheia são avaliadas criteriosamente do ponto de vista de flambagem e cisalhamento da alma. Análises numéricas são realizadas com os requisitos das normas, de modo a possibilitar o dimensionamento de reforçadores longitudinais e transversais adequados para manter a estabilidade dos painéis.

Para maior precisão e controle do processo de cálculo em concreto armado a KOT desenvolveu software específico permitindo, além da avaliação detalhada de todos os estados limites associados ao cálculo de concreto armado, a completa determinação do comportamento estrutural por meio de análise detalhada por elementos finitos.


QUAL SUA NECESSIDADE EM ESTRUTURAS CIVIS? PODEMOS AJUDAR.