ANÁLISE PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

O Método dos Elementos Finitos (MEF), ou Finite Element Method (FEM), é utilizado pela KOT Engenharia para análise de problemas e proposição de soluções de engenharia. Ele consiste na discretização ou divisão do domínio em um número finito de elementos que interagem entre si, permitindo a resolução de problemas envolvendo diversas disciplinas da engenharia, como estruturas, térmica, fluidos, eletromagnetismo, ou até mesmo análises multidisciplinares (multiphysics), por exemplo, termoestrutural.

As aplicações da análise por elementos finitos incluem análises lineares, estáticas, dinâmicas, de flexibilidade, de estabilidade, de ligações e de fadiga. Esse tipo de simulação deve ser realizada a partir do modelo tridimensional em softwares CAE (Computer Aided Engineering), como o Nastran, Ansys e o Procal3D.

O Nastran (Nasa Structural Analysis) e o Ansys são programas comerciais amplamente utilizados e reconhecidos internacionalmente. Já o Procal3D é um software desenvolvido pela KOT Engenharia nas últimas décadas para solução de problemas estruturais, de acordo com as normas AISC, NBR6123, ISO5049-1 e FEM. Possui características especialmente desenvolvidas para o cálculo de máquinas de grande porte, de manuseio e transporte de materiais, além de estruturas metálicas e civis diversas.


QUAL SUA NECESSIDADE EM ANÁLISE ESTRUTURAL? PODEMOS AJUDAR.