A importância do acompanhamento de projeto estrutural

O acompanhamento de um projeto estrutural pode ser definido como uma revisão do projeto por pares (peer review), desde a definição do conceito da estrutura até o detalhamento. Essa revisão deve ser feita por uma equipe independente e imparcial de engenheiros especialistas, que fornecerá observações visando o aumento da segurança do ativo. O objetivo do acompanhamento é a redução dos riscos estruturais a partir da identificação de não conformidades seguida da sugestões de melhorias.

O acompanhamento do projeto se diferencia da auditoria independente tradicional (double-check) por não ter como objetivo principal o desenvolvimento de modelos de cálculo e verificações normativas de forma independente do projetista. No acompanhamento de projeto, os critérios, premissas e cálculos do projetista são verificados e validados pelos revisores.

Dessa forma, o acompanhamento do projeto e a revisão independente são atividades complementares e de grande importância para garantia da integridade estrutural do ativo. O acompanhamento por especialistas é recomendado a todos os tipos de projeto de engenharia, especialmente necessário e benéfico aos projetos de maior importância, por motivos segurança ou riscos econômicos.

As vantagens de fazer o acompanhamento do projeto estrutural

O acompanhamento do projeto estrutural permite a detecção e a correção de não conformidades ainda em sua fase inicial, em que componentes principais são definidos. Com isso, é possível realizar modificações e adaptações necessárias em uma etapa em que os custos envolvidos são menores.

A equipe que acompanha o projeto fornece assistência na definição dos critérios estruturais para que os objetivos traçados sejam alcançados. Além disso, a presença de especialistas facilita a comunicação dos requisitos e resultados entre o cliente e a equipe de projeto.

Na revisão, são conferidas as cargas e condições de contorno consideradas nos cálculos estruturais. Além de valores, localização e direção das ações, também é averiguado se todas as condições críticas para a estrutura foram consideradas, incluindo situações pouco usuais, porém de alta consequência para a integridade do ativo.

A verificação dos planos de base da estrutura também é feita no acompanhamento do projeto estrutural. Tais planos são dados de entrada para o projeto das bases civis e a detecção e correção de erros em seu cálculo e comunicação proporciona um projeto mais seguro e confiável do ativo.

Todos esses aspectos permitem uma redução do tempo e recursos gastos em modificações estruturais que possivelmente seriam identificadas apenas após a construção do ativo.

São exemplos de problemas típicos encontrados nos projetos estruturais durante o acompanhamento:

  1. Cálculo subestimado das cargas que a estrutura irá suportar. Por exemplo, o uso da densidade incorreta no cálculo das cargas devidas ao material transportado em equipamentos de manuseio;
  2. Não inclusão de condições críticas como cargas fora do padrão de operação do ativo (excepcionais). Por exemplo, cargas devidas ao travamento da correia em um transportador de correia;
  3. Erros de dimensionamento em estruturas típicas que serão fabricadas em dezenas ou centenas em um mesmo contrato. Por exemplo, treliças, longarinas e apoios;
  4. Não observação da influência das estruturas adjacentes à estrutura calculada. Por exemplo, a distribuição das cargas nas rodas de um cabeça móvel pode ser afetada pela rigidez das vigas do prédio que suportam o equipamento;
  5. Dificuldade na comunicação técnica entre cliente e fornecedor. Por exemplo, redução da eficiência na comunicação de critérios e resultados quando o fornecedor é estrangeiro, devido às barreiras idiomáticas e culturais;
  6. Fornecimento incorreto do plano de bases do ativo. Por exemplo, negligência dos momentos fletores atuantes em bases com ligação rígida.

Recomenda-se dar início ao acompanhamento juntamente com o projeto estrutural. Os objetivos do projeto estrutural e os critérios a serem seguidos, incluindo normas requeridas, devem ser apresentados a todas as partes envolvidas antes de iniciar o processo.

O acompanhamento do projeto pode ser feito com reuniões periódicas envolvendo as três partes (proprietário, fornecedor e revisor), em conjunto com a avaliação da documentação gerada a cada etapa do projeto estrutural. Para isso, o fornecedor deve providenciar documentos que permitam a compreensão e avaliação do projeto, tais como desenhos técnicos, modelos 3D, memórias de cálculo e planos de base. Os comentários e modificação do projeto acontecem de forma iterativa até que o projeto atenda a todos os critérios estruturais definidos.

Geralmente, o acompanhamento do projeto não envolve o desenvolvimento de modelos independentes por parte da equipe de revisores, mas sim uma avaliação da documentação de projeto produzida pelo fornecedor do ativo. Com isso, é possível obter comentários com muito mais agilidade que a revisão independente tradicional (que ainda deve ser feita ao fim do projeto).

A equipe que irá realizar a revisão do projeto deve fazer essa avaliação de forma objetiva, com base em princípios de engenharia e nos critérios acordados. Portanto, não devem ser abordadas questões de divergência devidas ao estilo de projeto, que não representam um ganho na eficiência estrutural ao ativo. [Design Council e ACSE 24].

Destaca-se que, para um bom funcionamento do processo, é imprescindível que exista transparência entre as partes envolvidas quanto à metodologia de cálculo utilizada, às considerações de projeto e aos resultados obtidos. Também é necessário que as informações sejam transmitidas de forma compreensível a todas as partes envolvidas no projeto. [Design Council].

O acompanhamento do projeto estrutural é de grande importância para melhoria da qualidade estrutural do ativo e redução de seus riscos. Ele traz ganhos de segurança, tempo e custo para todas as partes envolvidas no projeto por permitir a identificação precoce de pontos críticos para a integridade estrutural do projeto.

A Kot Engenharia possui a experiência e os recursos necessários para fazer o acompanhamento de projetos estruturais, fornecendo uma visão a partir de uma perspectiva diferente das demais partes envolvidas no processo. Como empresa líder no setor, a equipe de engenheiros da Kot pode identificar os pontos fracos e riscos do projeto e propor soluções adequadas a estes problemas.

Consulte o nosso time de especialistas para definir o melhor tipo de acompanhamento para o seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *