ULTRASSONOGRAFIA EM CONCRETO
O princípio de funcionamento do ensaio de ultrassonografia em concreto, mais conhecido como ultrassom para concreto, é a medição do tempo de propagação de uma onda ultrassônica ao longo de uma peça de concreto. O tempo de propagação é dependente da densidade e módulo de elasticidade do concreto, e pode alterar em função de condições de adensamento durante a obra, traço do concreto, condição de cura e/ou anomalias ao longo da peça de concreto.
Tendo isso em vista, o ultrassom em concreto pode ser aplicado para:
- Determinação da homogeneidade do concreto em estruturas;
- Definir áreas onde a investigação mais detalhada é recomendável;
- Monitorar a evolução das propriedades do concreto ao longo do período de serviço da estrutura;
- Determinar os módulos de elasticidade do concreto em serviço.
Na hipótese de descontinuidade na peça, a ultrassonografia pode ser útil para realizar a definição da ocorrência e investigar a profundidade de propagação de fissuras ou de vazios.
Outra aplicação bastante útil é a utilização da ultrassonografia para a estimativa da resistência à compressão do concreto, procedimento que pode ser complementado pelo ensaio de esclerometria e extração de testemunhos. Essa abordagem é particularmente interessante para o comissionamento e investigação de estruturas de grande dimensão e/ou grande responsabilidade, como é o caso de:
- Pontes, viadutos e outras Obras de Arte Especiais como:
- Túneis, ferrovias e rodovias;
- Prédios para o suporte de equipamentos (britadores, silos, moinhos, etc.) e outros processos.
Esse ensaio é padronizado pelo conjunto normativo brasileiro e internacional. Ainda assim, é imprescindível o entendimento do comportamento estrutural e da interpretação dos dados obtidos para uma análise mais assertiva.
Saiba mais sobre Ultrassonografia em Concreto em: