TOMOGRAFIA ULTRASSÔNICA EM CONCRETO
Ao longo dos últimos 30 anos a tomografia ultrassônica do concreto, ou tomografia em concreto, vem se difundindo como ferramenta para investigação não destrutiva de peças estruturais em concreto.
A tecnologia é historicamente utilizada na definição da espessura de peças de concreto, módulo de elasticidade, conformidade executiva e detecção de anomalias.
O método baseia-se na emissão e recepção de ondas ultrassônicas por meio de uma matriz de transdutores. Ao longo do caminho de propagação em um meio não homogêneo (como o concreto), são obtidas refrações e reflexões que podem ter a localização triangulada e também avaliadas quanto ao nível de ‘resistência’ à propagação da onda.
Com esses dados, utiliza-se um software para realizar a construção de imagens bidimensionais da seção ensaiada. Nessa configuração, imagens mais próximas de tons avermelhados indicam regiões de maior heterogeneidade, como desplacamentos, vazios e barras de reforço. Por outro lado, tons mais azuis indicam áreas de baixa reflexão, isso é, com maior homogeneidade.
Outra grande vantagem deste ensaio é a possibilidade de investigação de estruturas com apenas uma face acessível, por exemplo:
- Investigações em paredes de túneis estruturais de concreto;
- Conferência do grauteamento de bainhas para armadura ativa em pontes protendidas;
- Investigação de defeitos e descontinuidades em peças de concreto em geral, como em vigas, pilares e lajes;
- Medição da espessura de peças de concreto onde apenas uma das faces é acessível.
Saiba mais sobre Tomografia Ultrassônica em Concreto em: