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Simulação logística

A técnica de simulação por eventos discretos permite a modelagem, análise e otimização de sistemas logísticos. A avaliação de processos complexos, para os quais a utilização de métodos de cálculo simples não é suficiente, requer uma abordagem mais específica.

A análise do transporte de materiais ou mercadorias em um porto, por exemplo, permite a identificação dos possíveis gargalos do sistema antes mesmo do início de operação. A interação entre os diversos equipamentos não é trivial, e envolve as distribuições estatísticas da disponibilidade dos equipamentos, das condições atmosféricas e marítimas (swell), além de outras condições operacionais.

O uso de softwares como o Plant Simulation permite a otimização do projeto, com uma maior eficiência de planejamento, otimização de layout e seleção de equipamentos. É possível, ainda, fazer uma adequação da operação, com maximização da produção, e reduzir custos de manutenção.

A ferramenta encontra utilização na avaliação de todo o processo produtivo, abrangendo desde complexos industriais completos até uma única etapa ou estação do sistema, com um nível de detalhamento tão grande quanto necessário, ou conforme a disponibilidade dos dados.

CASES

Análise de um porto de carvão

Análise de um porto de exportação de carvão, envolvendo desde o recebimento do material pela logística da ferrovia, passando pelo transporte e empilhamento nos pátios de estocagem e posteriormente recuperação do material, transporte até o porto e embarque nos navios.

Diversos aspectos foram considerados nessa simulação, podendo destacar o tempo necessário para o manuseio do material utilizando pás carregadeiras, a logística de chegada de trens que foi modelada através de uma distribuição estatística Gaussiana, as diferentes capacidades dos navios disponibilizados pelo armador, dentre outros detalhes do processo.

A partir do modelo, foi possível estabelecer e quantificar a taxa de ocupação dos equipamentos em cada fase da operação do porto, desde o run-up até o sistema entrar em capacidade plena de embarque.

A partir dos resultados da simulação, foram detectados problemas para a manutenção dos estoques do porto, o que motivou as seguintes alterações na planta:

Fila de Navios foi otimizada para reduzir demurrage (navio mais caro tem preferência na fila);

  • Ajustar a chegada de trens em função da programação de navios;
  • Aumento de 16% no tamanho da composição ferroviária;
  • Sequência de grandes navios reduz drasticamente os estoques, de modo que a fila de navios foi ajustada pelo armador para não resultar em problemas no porto. Navio Capesize requer pátio cheio (1 navio = 76% estoque );

Com a implementação das alterações na planta, uma nova simulação foi realizada, comprovando a eficácia das modificações e a adequação do porto em relação a capacidade de manuseio prevista em projeto. Neste caso, não foi necessário nenhum investimento adicional na planta, apenas adequações no processo.

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